O vice-governador Barbosinha (PSD) se encontrou com o embaixador do Paraguai, Juan Angel Degadillo, na Residência Oficial da República do Paraguai, nesta quarta-feira (17), em Brasília. O objetivo é fortalecer as relações bilaterais entre os dois países.
Conforme a divulgação, o encontrou foi articulado pelo senador Nelsinho Trad para discutir assuntos de interesse na região de fronteira.
''Essa agenda destaca o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul em manter relações saudáveis e produtivas com o Paraguai, parceria fundamental para o desenvolvimento de ambas as regiões e para o bem-estar de nossos cidadãos. Contamos com a presença e apoio do senador, do deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, do prefeito de Ponta Porã Eduardo Campos e do vereador Miudinho, presidente da Câmara. Juntos, buscamos fortalecer nossas relações e avançar em projetos para o desenvolvimento da região da fronteira'', declarou.
Durante o encontro, foi debatida ainda a Rota Bioceânica, as obras na região de Carmelo Peralta e Porto Murtinho, bem como outros temas ligados as regiões de fronteira. “O encontro foi importante para aprofundar o diálogo e os temas de interesse tanto do Mato Grosso do Sul, quanto do Paraguai, haja vista termos diversas regiões em que somos limítrofes, considerados cidades irmãs”, afirmou.
Ferrovias Malha Oeste e inclusão do ramal Ponta Porã
Barbosinha fechou a agenda em reunião na Esplanada dos Ministérios com o ministro dos Transportes, Renan Filho e o Secretário Nacional de Transporte Ferroviário Leonardo Ribeiro, sobre a Malha Oeste, ferrovia que corta o Estado de Norte a Sul.
A Malha Oeste, antiga Noroeste do Brasil, tem 1.923 km de ferrovia e liga Corumbá a Mairinque (SP) e Campo Grande a Ponta Porã. A revitalização da ferrovia é uma demanda antiga da administração pública de Mato Grosso do Sul.
''A revitalização da ferrovia e a inclusão do ramal de Ponta Porã é ponto fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado. Além de facilitar o escoamento de produtos para São Paulo, a reativação da malha ajudará a reduzir o número de caminhões nas rodovias de Mato Grosso do Sul'', explicou.
O processo de escolha de um novo operador da estrada de ferro tem como novo prazo de conclusão fevereiro de 2025.