Os alunos da Banda Down Rítmica da Associação Juliano Varela, vão cair no samba no carnaval deste ano em Campo Grande. Composta por integrantes com autismo e Síndrome de Down, eles se apresentarão na próxima segunda-feira (12) no desfile dos blocos de carnaval da cidade.
A banda fará parte da bateria inclusiva da escola Herdeiros do Samba, que entra na avenida na segunda-feira (12), às 19 horas. Antes disto, nesta sexta-feira (9), o bloco da Juliano Varela vai agitar a Arena do Horto Florestal, juntamente com o bloco carnavalesco Inclusivo “Nada sobre nós, sem nós”, formado pelo carnavalesco Damião Zacarias, para mostrar que a folia é para todos. Os alunos tocarão marchinhas de Carnaval.
Fundada em 2007 e com 22 componentes, a banda existe há 16 anos, sendo a primeira banda no Brasil formada unicamente por integrantes com Síndrome de Down. Atualmente, a banda abriu espaço para outras deficiências intelectuais, como o autismo, promovendo a melhoria na socialização e inclusão.
Os integrantes fazem parte da Associação Juliano Varela, que atende 1.311 pessoas, entre bebês, crianças, jovens e adultos, com Síndrome de Down, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Microcefalia e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Sem fins lucrativos, a associação atua na defesa e garantia de direitos e no atendimento direto de pessoas com deficiência intelectual. O público alvo são crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade e familiares, atendidos nas áreas de assistência social, reabilitação, trabalho, cultura, esporte, lazer e educação, visando facilitar a sua integração e emancipação social.
A Banda já se apresentou no Festival de Inverno de Bonito, na Câmara Federal em Brasília e em várias cidades de Mato Grosso do Sul. Em 2023, os integrantes receberam moção de congratulação, indicado pelo deputado João César Mattogrosso.
Serviço
Carnaval da Inclusão
09/02, das 16h às 22h – Encontro dos foliões do Bloco Carnavalesco Inclusivo “Nada sobre nós, sem nós”;
12/02 – 19h – desfile da escola de samba Herdeiros do Samba (participação na bateria inclusiva).