sábado, 23 de novembro de 2024

Busca

sábado, 23 de novembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

29/01/2023 15:00

Após denúncia de vereador, MP apura falta de estrutura e materiais na USF Azaleia

Foi denunciado que a unidade estava problemas de infiltração, falta de materiais e objetos estragados

O Ministério Público Estadual abriu inquérito civil para apurar se a USF (Unidade de Saúde da Família) Jardim Azaleia, em Campo Grande possui estrutura física, tecnológica, recursos humanos, materiais e insumos para atender às necessidades de saúde da população.

A investigação iniciou como Notícia de Fato na 32ª Promotoria de Justiça, após denúncias do vereador Professor André Luiz (Rede).

O parlamentar fiscalizou a unidade dia 12 de julho de 2022. Durante a visita à Unidade Básica de Saúde Familiar Dra Alda Guedes Garcia Oliveira, o vereador identificou inúmeros problemas estruturais que deixa a USF em condições precárias de infraestrutura e funcionalidade relevantes.

Entre elas ele indicou: 1. Computadores e rede de internet insuficientes, obsoletos e morosos; 2. Ventiladores instalados na recepção encontram-se avariados; 3. Bebedouro extremamente arcaico e com infiltração em sua instalação; 4. Porta de vidro quebrada há mais de seis meses sem o devido conserto; 5. Acolhimento e recepção prejudicados devido à ineficiência de computador e rede de internet; e 6. Porta de emergência estragada, sem a devida funcionalidade.

(Problemas foram indicados pelo vereador. Foto: Doc MPE)

Com os indicativos fotografados e documentados, o parlamentar fez a denúncia ao MPE, que através da promotora Daniella Cristina Guiotti iniciou as investigações. 

Ainda segundo denúncia do vereador, “apesar das adversidades acima elencadas, a unidade empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores”. Ele diz que a razão do ofício é tão somente para o  conhecimento do MPE, já que cabe a administração da prefeita Adriane Lopes realizar as melhorias.

O MPE deu prazo de 30 dias para que a Sesau apresente documentos informando se os problemas foram resolvidos.

O que diz a Sesau?

Solicitação de nota retorno foi encaminhada a Sesau, que respondeu através de nota que alguns dos problemas já foram solucionados e que a manutenção estrutura está prevista em cronograma.

Veja:

Os problemas apontados no inquérito, como a necessidade de substituição de uma porta de vidro e conserto do bebedouro, bem como a manutenção da autoclave e da seladora da unidade já foram solucionados. As adequações de problemas estruturais da unidade estão previstas no cronograma da Divisão de Manutenção Predial da Secretaria Municipal de Saúde. Desta forma, reiteramos que as demandas apontadas foram completamente atendidas ou estão em processo de atendimento. Cabe ressaltar que as 74 unidades básicas e de saúde da família do município devem ser revitalizadas nos próximos dois anos. Esse trabalho teve início este ano e até o momento três unidades estão sendo contempladas: USF Oliveira, USF Aero Rancho IV e USF Arnaldo Estevão de Figueiredo
 


 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias