O dia 3 de setembro ficará marcado na memória dos moradores da Avenida Carlota Joaquina e da Rua Cláudio Manoel da Costa, no Bairro Nova Lima, região urbana do Segredo, em Campo Grande.
Após 35 anos de espera , o asfalto começou a chegar na região.. "Finalmente estou acompanhando a passagem desta obra em frente de casa. Quando mudei pra cá , em 1985, isto mais parecia um trieiro que uma rua”, disseAmbrosina Borges .
O comerciante Pedro Teixeira disse que tem planos para a chegada da infraestrutura e vai investir na reforma do salão na expectativa de que o movimento vai melhorar.
O tempo tem ajudado e seguem em ritmo acelerado esta terceira frente de obras de infraestrutura que a Prefeitura de Campo Grande inicia na região. Até março de 2021, dobrará a área pavimentada da região com mais 20 quilômetros
Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, em 90 dias de serviço na etapa B, quase metade do projeto já foi executado .Dos quase 20 km programados (19,4 km), 8,57 km, ou seja 45% estão prontos. A Infraestrutura está chegando
Quando está etapa estiver concluída , o bairro e o seu entorno, terão 54 km de asfalto , calçadas , sinalização de trânsito, além de drenagem e um piscinão com capacidade para reter 26 milhões de litros para evitar o assoreamento das nascentes do Córrego Nascente, que fica no parque estadual.
Investimento
Desde 2017, este é o terceiro investimento em infraestrutura que a região está recebendo. Agora,serão investidos R$ 20.296.184,19, recursos de um financiamento contratado pela Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal (o PAC Pavimentação), com contrapartida viabilizada em parceria com o Governo do Estado. Também está programado a duplicação e o recapeamento do último trecho (entre as ruas Francisco Pereira Coutinho e a Jerônimo de Albuquerque) da Avenida Zulmira Borba, que divide o bairro ao meio , a partir da Avenida Cônsul Assaf Trad.
Na etapa A, o Nova Lima recebeu 20 km de pavimentação no quadrilátero formado pelas avenidas Cônsul Assaf Trad e Zulmira Borba e as ruas Marques de Herval e Jerônimo de Albuquerque. Foram mais 16 km de asfalto nos residenciais Oscar Salazar, José Tavares, Parque Iguatemi, algumas ruas do Tarsila do Amaral e Vida Nova, localizados entres as ruas Francisco Pereira Coutinho, Major Geovani Francisco e Martin Afonso de Souza.
As ruas que serão asfaltadas no Nova Lima B
O projeto de pavimentação da etapa do B do Nova Lima inclui também o recapeamento de um trecho de 500 metros da Marques de Herval (o corredor do Nova Lima, que já recebeu novo pavimento desde o cruzamento com a Avenida Cônsul Assaf Trad). Serão beneficiadas várias vias que tiveram trechos asfaltados na etapa A.
Neste grupo estão as ruas Dona Carlota Joaquina (mais 1,380 km); Alberto Veiga (1 km); Alfredo Borba (920 metros); Assunção Borba (920 metros);Botafogo (540 metros); Claudio Manoel da Costa (920 metros); Dom Sebastião Leme) (960 metros); Eugênia Lima (1 km); Guilherme Almeida (510 metros); Jorge Mascarenhas (760 metros); Júlio Prestes (810 metros); Leonardo Nunes (680 metros); Lourenço da Veiga (890 metros); Randolfo Lima (440 metros); Martim Afonso de Souza (1 km);Silvério Faustino ( 1km); Santo Inácio de Loiola (350 metros); Tocuma (1 km) e Ulisses Conceição (60 metros).