Após 11 anos de espera, o tão aguardado Aquário do Pantanal, que recebeu o novo nome de Bioparque do Pantanal, abriu definitivamente suas portas, na manhã desta segunda-feira, 28 de março.
As obras que começaram em maio de 2011, mas permaneceram paralisadas por anos, foram retomadas em 2019, através do programa "Obra Inacabada Zero", sendo, enfim, finalizada e inaugurada em 2022.
O aquário foi construído para ser o maior laboratório de peixes pantaneiros e de outras espécies do mundo.
Além disso, trará a oportunidade para fomentar o turismo na região, que deverá atrair população e turistas de todos os lugares, além de gerar conhecimento científico.
No total, cerca de 20 mil peixes estão abrigados em 33 tanques, divididos nas áreas interna e externas do parque. Aproximadamente 5 milhões de litros de água são utilizados para preencher o local.
Inicialmente, somente excursões com alunos de escolas públicas da Capital poderão visitar o local, que contará com entrada gratuita.
Entretanto, em abril, as portas deverão ser abertas ao público geral, com data a ser anunciada pelo Governo do Estado.
No evento de abertura, estiveram presentes o governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), o atual secretário estadual de Infraestrutura e pré-candidato ao governo, Eduardo Riedel, bem como o ex-governador André Puccinelli (MDB) e outras autoridades.