Uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que, apesar da crise e corte de gastos, Mato Grosso do Sul está entre os estados com menor índice de desemprego no País.
O Estado aparece em quinto no ranking nacional, com 9,5% da população desempregada. A pesquisa levou em consideração o mesmo trimestre do ano anterior. No geral, 14 das 27 unidades da federação o desemprego aumentou.
Conforme a pesquisa do IBGE, os estados com maiores taxas de desemprego foram Amapá (20,2%), Bahia (18,3%) e Acre (18,0%).
Já os que apresentaram menor índice de desemprego estão, Santa Catarina (7,2%), Rio Grande do Sul (8,0%) e Paraná e Rondônia (ambos com 8,9%), Mato Grosso com 9,% e Mato Grosso do Sul com 9,5%.
O país passa por uma crise, e a taxa atual de desemprego é a maior desde maio de 2018, são 13,4 milhões de desempregados.
Houve ainda um aumento de profissionais que optaram por trabalhar por conta própria, somando cerca de 23,8 milhões de brasileiros apenas no primeiro trimestre do ano. Entre as pessoas que desistiram de procurar, 4,8% milhões de pessoas, sendo um índice maior no nordeste, com um índice de 60%.