Nicolly tem todas as vontades de uma criança na sua idade, quatro anos. Quer se divertir bastante, conhecer e brincar com amigos na escola, passear com a família sempre que puder. Mas ela precisa da solidariedade para realizar uma cirurgia que a aproxime desse sonho.
Diagnosticada com bexiga neurogênica um ano e meio após nascer, Nicolly precisa usar sonda para conseguir urinar, o que lhe causa doloridas e perigosas infecções. O procedimento médico que resolveria essa questão ao trocar o canal de entrada da sonda e ampliar sua bexiga custa R$ 50 mil, e a família pede ajuda financeira através de uma vaquinha online.
A doença foi descoberta após a menina passar 12 horas sem urinar, precisando ficar internada por 30 dias em um hospital de Campo Grande. Em um dos caros exames para apontar o motivo, foi constatada a mielomeningocele, tipo mais grave de espinha bífida, uma má formação congênita que afeta os ossos da coluna e a medula espinhal.
Por causa da má formação da coluna, ela adquiriu o problema no trato urinário, que limita sua rotina de crescimento, já que não consegue frequentar a escola, por exemplo. A possibilidade da cirurgia para melhorar sua qualidade de vida e cessar as fortes dores surgiu em outro Estado.
Em Curitiba, no Paraná, foi levada a especialistas no Hospital Pequeno Príncipe. Lá, foi indicada a cirurgia Mitrofanoff, que muda o lugar por onde sai a urina. Em vez de passar a sonda por baixo, ela passará pela barriga, diminuindo as infecções. Além disso, sua bexiga está em processo de encolhimento, e precisa ser ampliada.
Do contrário, pode necessitar de um transplante do órgão futuramente. Em setembro, Nicolly volta com a mãe Patricia Cury para Curitiba para realizar os últimos exames e, com a ajuda de quem puder contribuir, marcar a tão esperada cirurgia.
Como ajudar
Qualquer valor pode ser doado através deste link, de forma segura, até o dia 1º de setembro.