Campo Grande avançou consideravelmente na imunização contra a covid-19 e chegou na faixa-etária limite do público adulto ao distribuir as doses para as pessoas acima dos 18 anos, nesta terça-feira (10). Um degrau abaixo estão os adolescentes, mas estes devem esperar mais um pouco para receber os imunizantes.
Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o lote de vacinas que foi entregue para Mato Grosso do Sul, e respectivamente Campo Grande, já veio definido - ou seja, direcionados a primeira dose e segunda dose.
Porém, os adolescentes ainda precisam aguardar uma decisão do CIB (Comissão Intergestores Bipartite) para dar início a vacinação nessa faixa-etária de 12 a 17 anos. O secretário ainda explica que não houve um direcionamento do Ministério da Saúde sobre o assunto.
José Mauro destaca ser possível que exista uma rodada de repescagem para os atrasados. Nesses casos, há uma grande quantidade de pessoas que ficam na fila de espera por uma vacina.
A vacinação nos adolescentes ainda é uma dúvida, já que alguns estados estão tomando, por conta própria, a iniciativa de imunizar esse público. Pensando em evitar um possível atrito, Mauro diz que "é preciso ouvir os três lados para a melhor decisão".
Há expectativa que, quando o próximo lote chegar a Mato Grosso do Sul, seja possível avançar nessa decisão, mas a palavra final deve vir dos intergestores que estão à frente da distribuição das doses.
Vacinação
Campo Grande atingiu 60% da população adulta com ao menos uma dose da vacina contra a covid-19. São mais de 530 mil pessoas vacinadas.
Referente ao ciclo vacinal completo, que são as duas doses ou dose única dos imunizantes, a capital sul-mato-grossense está com quase 350 mil pessoas vacinadas, o que representa quase 40% da população imunizada.