Um ato de gentileza recompensado graças a uma “vaquinha” online criada para comprar uma casa para Varlei Rocha Alves, 50 anos, o Capoeira, que ajudou uma idosa a atravessar uma rua alagada, no Rio de Janeiro, com caixotes.
A campanha ultrapassou a meta do valor pretendido para que o guardador de carros de Copacabana, Zona Sul do Rio, compre uma casa. O objetivo era chegar aos 40 mil reais e já está chegando a 90 mil reais. A vaquinha foi realizada pelo site Razões para Acreditar depois de uma cena que emocionou vários internautas.
“A história deu uma reviravolta e resolvemos fazer inclusiva uma vaquinha para ajudá-lo, conta Vicente Carvalho, do Razões. No vídeo, que viralizou na internet, Capoeira aparece ajudando a senhora a atravessar o cruzamento da Rua Ministro Viveiros de Castro com Avenida Prado Júnior, em Copacabana, após a chuva que provocou mortes e alagamentos no Rio de Janeiro, na noite de segunda-feira, 8.
Ele usou duas caixas para criar uma espécie de ponte e evitar que ela molhasse os pés. Mas, a cena também provocou polêmica: enquanto alguns destacavam o gesto solidário de Capoeira, outros criticaram a idosa por supostamente não ter agradecido a gentileza. Nesta quarta, Capoeira defendeu a idosa.
A campanha para comprar a casa para Capoeira foi aderida por muitas pessoas, inclusive famosos. As atrizes Marina Ruy Barbosa e Alice Wegman, além do ator Marcos Veras e oapresentador Luciano Huck foram alguns dos que compartilharam a história do guardador de carros.
“Tava chovendo bastante. Muitas pessoas estavam precisando de ajuda. Como eram muitas pessoas, a minha ideia foi criar uma ‘ponte criativa’ pra qualquer um passar, pra ajudar qualquer um, homem, mulher, criança”, explicou Capoeira ao G1.
“Fiquei extremamente emocionado com a história do Capoeira e de toda a preocupação dele com o filho, por isso, resolvi fazer uma vaquinha online, para que pudéssemos ajudar de alguma forma a mudar essa realidade tão difícil”, disse Vicente Carvalho.
Encontro
Como mostrou o Jornal Nacional, a idosa que aparece na gravação é Dona Anuzia, aposentada de 86 anos que mora ali perto.
Nesta quarta, ela reencontrou Capoeira e elogiou o guardador. “Ele foi muito gentil. É difícil encontrar pessoas assim.”
Casa própria
Atualmente, Capoeira contou que o principal sonho dele é a casa própria. Por enquanto, ele vive com o filho de 10 anos na casa da irmã, na Pavuna, na Zona Norte do Rio. “Eu queria uma casa própria. Moro na casa da minha irmã, mas o meu filho precisa de uma casa dele”, afirmou.