A campo grandense Yara Vitória Schmidt França, de 16 anos, se tornou campeã mundial de jiu-jítsu após vencer campeonato no Rio de Janeiro no dia 20 de julho. Ela, que mora no Bairro Celina Jallad, em Campo Grande, é um exemplo de influência positiva, já que a região sofre pelo preconceito em ser conhecido pela criminalidade.
Além do título de campeã mundial, Yara carrega outros títulos, como: campeã pantaneira; campeã brasileira centro oeste; campeã internacional cup; campeã copa grandes mestres.
Em apenas dois anos de treino e de carreira, a adolescente é um exemplo positivo para outros jovens do bairro, conhecido pela criminalidade. A mãe de Yara, Renata Medeiros Schmidt, conta sobre o orgulho que sente em ver a filha seguir um bom caminho e dar bons exemplos.
"Eu como mãe tenho muito orgulho dela, uma menina esforçada. Nas ruas e na mídia nosso bairro é visto somente pela criminalidade, sendo que aqui também moram jovens que correm atrás de seus sonhos. São poucos que sabem, mas temos uma campeã mundial que mora no Celina Jallad", comenta, Renata.
Junto ao orgulho da mãe, a jovem acumula vitórias atrás de vitórias. Ao todo Yara já recebeu 24 medalhas em campeonatos, sendo 16 em ouro e 8 em prata.
Mas o sonho não para por aqui, Yara ainda tem muito trino e muitos planos pela frente e a mãe destaca sobre a vontade da jovem em cruzar as fronteiras se tornar uma competidora internacional.
"Temos planos futuros para ela competir internacionalmente e peço a Deus, em primeiro lugar, que venha está sempre abençoando ela para realizar seus sonhos de lutar para fora do país. Eu me orgulho muito da minha filha estar seguindo um caminho diferente, isso tem que ser reconhecido para que outros jovens possam ter um incentivo", finaliza.
Yara Vitória está em busca de mais um título e medalha e irá competir novamente no dia 17 de agosto, no Campeonato Brasileiro de jiu-jitsu, que acontecerá no Rádio Clube Campo, em Campo Grande.