Jacy Silveira Nunes dá aulas há 35 anos na rede municipal de Itatiba, a 477 quilômetros de São Paulo e, ao se despedir das salas de aula por causa da aposentadoria, foi supreendido com uma emocionante homenagem feita por alunos e colegas de trabalho: um corredor humano para uma despedida sob muitos aplausos.
“Eu peguei minha mochila e, quando eu boto o pé na porta, vejo aquele corredor de ‘menino’. Ali passou todo um filme na minha cabeça, dos 35 anos que passei em sala de aula”, disse o professor emocionado ao site Só Notícia Boa.
Amor pela profissão
O SNB conta que Jacy nasceu no município e foi criado na zona rural e, desde sua adolescência, o professor dividia os estudos com a rotina nas plantações de café, milho, arroz e feijão.
A entrada na faculdade de pedagogia, em 1993, foi a realização de um sonho. Ao longo do caminho, dificuldades foram superadas e a certeza de que estava no lugar certo, conta o site.
“Tive a oportunidade de lidar com muitos alunos que não queriam nada com nada. Quando a gente mostrei a realidade do dia a dia, entenderam o propósito deles […] Lecionar para mim é uma oportunidade de formar cidadãos, de construir e reconstruir a sociedade”, disse.
Gratidão
O SNB conta que a emoção foi geral na escola, todos queriam agradecer ao docente pelos seus 35 anos dedicados ao ensino de Matemática, História e Geografia.
Pensada pela diretora do colégio, Elizângela Silveira, a surpresa foi uma forma de mostrar respeito pelo professor e sua profissão.
“Nós temos que reconhecer e sermos gratos às pessoas enquanto se tem vida. Foi um reconhecimento por todos esses anos de trabalho prestado”, disse.
Corredor Humano
Para o professor, seria apenas sua última aula antes da aposentadoria. Jacy jamais imaginou que iria encontrar todos os alunos e amigos no corredor. Quando se deparou com todos os estudantes e colegas de trabalho enfileirados, não conteve a emoção.
“Eu chorei, confesso, não teve jeito. Sempre gostei muito do que faço. Foi a maior felicidade que senti na minha vida”, contou o professor.
Aposentado, pero no mucho
Apesar de ter assinado a sua folha de ponto pela última vez como professor na última sexta-feira, ele não vai ficar 100% parado, segundo o Só Notícia Boa.
Além de professor da rede municipal de Ibatiba, Jacy é pedagogo na rede estadual, onde seguirá atuando.