Jornalista, Vinícius Squinelo estreia na literatura com um livro de contos que passeiam entre a realidade e a ficção fantástica. Mesclando experiências pessoais a tudo o que vivenciou no cotidiano da cobertura jornalística, ele traz um olhar singular ao que é ordinário apenas na aparência.
Em “Corpos pela Cidade”, publicado pela editora Minimalismos, Squinelo debate a banalização da violência e a espetacularização do grotesco de forma despretensiosa.
“Em uma noite clara, de um começo de inverno do hemisfério Sul, ele viu. Nas abas da tela, a imagem de seu próprio bairro apareceu, nítida. Morrera alguém! Agora, há poucos instantes. O corpo ainda estendido no chão” – trecho de Corpos pela Cidade, de Vinícius Squinelo.
Nas palavras de Adrianna Alberti, escritora que fez a apresentação do livro, a obra está situada no espaço "entre o absurdo e a realidade”. “Há experiência que nos faz questionar sobre a normalização da violência, mas também sobre o que um mero sujeito pode fazer diante da inevitabilidade do cotidiano", reflete.
Para Vinícius, publicar um livro é a realização de um sonho de infância. Tímido quando o assunto é escrita, ele revela que se tornou um leitor ávido, começando pelos clássicos brasileiros e depois foi se aprofundando na literatura mundial.
“Acho que eu me apaixonei pela literatura no colégio. Tenho uma família que sempre leu muito, mas despertei meu interesse realmente nas aulas. Comecei com as leituras obrigatórias, como ‘A Moreninha’, obras de Machado de Assis, e não parei mais”, recorda.
O livro “Corpos pela Cidade” é uma obra de 13 contos e será lançado neste sábado (25), a partir das 18h, no Jardim Secreto Bar, Rua Amazonas, 451, em Campo Grande.
Sobre o autor
O jornalista Vinícius Squinelo, 35 anos, é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Já atuou em jornais diários impressos, on-line e tem experiência com vídeos ao vivo. Hoje é diretor de jornalismo do site TopMídiaNews.
Natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, já morou em Coxim e Rondonópolis, mas seu coração vive na Cidade Morena. É apaixonado por J. R.R. Tolkien, Frank Herbert, Margaret Atwood, Charles Dickens, Gabriel García Márquez, Machado de Assis, Ariano Suassuna e Rubens Fonseca, além de muitos outros grandes nomes da literatura.
Quando não está trabalhando, ele pode ser encontrado na companhia da esposa Camila e da filha Athena em passeios pela cidade ou ao lado da mãe e da avó no aconchego de um sítio. Adora videogame, futebol e é um grande aficionado em história mundial. Se quiser um debate, pode convidá-lo que assunto não vai faltar.
Serviço:
Lançamento do livro “Corpos pela Cidade”, de Vinícius Squinelo.
Data: sábado, 25 de maio, a partir das 18h.
Local: Jardim Secreto Bar, localizado na Rua Amazonas, 451, em Campo Grande.
Entrada livre.
Adquira o livro no link: Corpos pela Cidade