Amarílio Modesto da Silva chegou a Mato Grosso do Sul em 1962, vindo da Bahia em busca de novas oportunidades. Ao longo dos anos, percorreu diversas regiões do estado até se estabelecer no povoado que hoje é o Distrito Águas do Miranda e que recebe, no sábado (11), a partir das 19h, e no domingo (12), a partir das 7h da manhã, a Festa da Folia de Reis, tradição trazida por Marílio, e que é uma das mais significativas manifestações culturais da Bahia.
Há 38 anos, a festa é reailzada, trazendo para a comunidade uma forte conexão com as raízes baianas e com a religiosidade popular.
A Festa de Folia de Reis, que já faz parte do calendário cultural de Águas do Miranda e de várias cidades de Mato Grosso do Sul, tem como ponto alto a presença de canções tradicionais e instrumentos musicais que acompanham os grupos formados pelos três reis magos.
Eles marcam a chegada e a partida da bandeira, celebrando a devoção e a cultura de uma forma única. Além das apresentações musicais, a programação da festa inclui celebrações religiosas, com procissão e missa, além de shows, churrasco e até torneios de futebol, que reúnem moradores e visitantes.
A família Modesto, especialmente o patriarca Amarílio Modesto da Silva, tem sido fundamental na continuidade dessa celebração. Conhecido como "Mestre da Bandeira", ele é uma figura central na organização e preservação da festa.
Além de ser o responsável por manter a tradição da Folia de Reis, Amarílio também ocupa o cargo de presidente da comunidade quilombola de Águas do Miranda. Seu trabalho é voltado não apenas para a preservação das tradições culturais, mas também para a luta pela valorização e reconhecimento das origens de seu povo.
A presença de sua família, que segue firme na organização da festa, é uma prova do compromisso em manter vivas as raízes culturais e religiosas trazidas da Bahia.
A Folia de Reis em Águas do Miranda é, sem dúvida, uma celebração de fé, cultura e comunidade. Ela é um símbolo da união entre as diferentes gerações da família Modesto e de como as tradições podem ser preservadas e passadas adiante.
Com cada edição, o evento se fortalece e atrai visitantes de várias partes do estado, tornando-se um importante marco cultural no Mato Grosso do Sul.
Serviço:
A 38ª Festa de Reis será reaizada nos dias 11 e 12 de janeiro, na Comunidade Negra Quilombola Ribeirinha Águas do Miranda, em Bonito.