A pequena Melissa, de apenas 4 meses, que, apesar de estar internada na UTI Pediátrica do Hospital Unimed Campo Grande, recebeu uma surpresa: um ensaio fotográfico para celebrar o seu 'mêsversário'.
Melissa está em cuidados paliativos na UTI Pediátrica, e sua mãe, Alessandra Bueno de Castro, compartilhou com a psicóloga hospitalar, Cinthia Munhões Elias, a tristeza de não ter feito um ensaio fotográfico com a sua família antes da internação da bebê.
Para Alessandra, esse registro era uma forma de eternizar a alegria de sua filha, algo que ela lamentava não ter feito anteriormente.
Sensibilizada pela história, Cinthia, com o apoio de outros profissionais do hospital e da sede da cooperativa médica, organizou um ensaio fotográfico surpresa na própria UTI.
Seguindo todos os protocolos de segurança e cuidados, o cenário foi cuidadosamente montado, com roupas especiais e a presença de uma fotógrafa profissional, Mari Tavora, para capturar esse momento único.
Quando Alessandra chegou para a visita, ela foi surpreendida por Cinthia e o parceiro de trabalho, Fagner Hiroshi Sato, que anunciaram a surpresa.
O ensaio tocou toda a equipe de plantão, que acompanhou com carinho e admiração o momento de felicidade da família de Melissa. A fotógrafa Mari Tavora também ressaltou a importância do trabalho realizado: “Poderia ser só um ensaio simples, mas senti que essa família merecia mais. Assim formamos uma verdadeira força-tarefa. O resultado? O mais lindo da minha carreira, não só pela estética, mas pelo significado”.
A Dra. Patrícia Otto, pediatra paliativista responsável pelo acompanhamento de Melissa, falou sobre o impacto desses gestos humanizadores: “Como médica, proporcionar conforto em momentos em que a cura não é possível é essencial. O gesto de oferecer um momento de carinho e lembrança, como o ensaio fotográfico, traz um alívio para a criança e seus familiares. O foco aqui é garantir a qualidade de vida e o conforto de todos, humanizando a assistência”.
Veja: