terça, 18 de fevereiro de 2025

Busca

terça, 18 de fevereiro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

há 2 semanas

Enfrentando leucemia, criança de 4 anos emociona sorrindo ao raspar cabelos (vídeo)

Doença foi descoberta por exames de rotina devido à reclamação de dores nas pernas; família precisa de ajuda para o tratamento

29/01/2025 às 07:00 |

Claudemir Candido e Diana Christie

Agatha Thayná Mendes de Souza, de apenas 4 anos, emocionou a todos ao sorrir enquanto raspavam seu cabelo devido ao tratamento contra a leucemia. O momento, registrado em vídeo pela família, é uma prova da força da pequena, que tem enfrentado a doença com coragem desde o diagnóstico, há três meses.

A descoberta da leucemia, um tipo de câncer que afeta as células sanguíneas, levou a família de Agatha a buscar ajuda para custear parte do tratamento, que deve durar pelo menos cinco anos. Apesar da batalha desafiadora, a atitude da menina tem sido uma inspiração para os pais, Tatiana Bonfim de Souza, de 25 anos, e o marido, que enfrentam inúmeras dificuldades desde o início dessa jornada.

Tatiana relembra que os primeiros sinais da doença surgiram quando Agatha começou a reclamar de dores nas pernas e febre alta, chegando a ficar deitada o tempo todo, sem conseguir andar por alguns dias.

"Ela sentia dor nas pernas e febre muito forte, não conseguia andar e ficava só deitada. Levamos ela à UPA, onde passaram dipirona e anti-inflamatórios. Certo dia, ela sentiu uma dor no ouvido que chegou a sangrar. Paguei uma consulta em um hospital particular, onde pediram vários exames, incluindo o hemograma, que indicou alteração nas células do sangue dela, apontando para o câncer. No mesmo dia, a internamos", explica a mãe.

O diagnóstico foi um golpe para a família. Tatiana conta que ficou sem reação ao receber a notícia, enquanto o marido, desesperado, tentava processar a gravidade da situação.

"Quando recebemos o diagnóstico, fiquei sem reação. Meu marido, que estava comigo, ficou desesperado. Eu não entendia a gravidade da doença. Foi só quando ela foi internada e o oncologista veio conversar comigo que meu mundo desabou. Foi nesse momento que eu realmente entendi o que estava acontecendo", relata.

Desde então, a vida da família mudou completamente. Tatiana precisou deixar o trabalho para cuidar integralmente da filha, enquanto o marido perdeu o emprego pouco tempo depois, agravando a situação financeira.

"Precisei pedir demissão, pois o cuidado dela é integral. Ela saiu da escola e agora ficamos em casa, indo do hospital para casa e vice-versa. Pouco tempo depois, meu marido também foi demitido, o que dificultou ainda mais nossa situação", conta.

A saúde de Agatha exige cuidados constantes. Além do câncer, a menina tem imunidade muito baixa, o que a torna extremamente vulnerável a infecções.

"A imunidade dela é muito baixa, e no final de dezembro ela pegou uma infecção, ficando internada no hospital. Os médicos me disseram que ela não pode pegar gripe, pois seus anticorpos não suportariam, e isso poderia se transformar em pneumonia, o que colocaria sua vida em risco", relata a mãe.

Atualmente, Agatha realiza o tratamento contra a leucemia no Hospital Rosa Pedrossian, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Embora o tratamento seja gratuito, os custos com transporte, alimentação especial e outras despesas pesam no orçamento da família, que depende da solidariedade para se manter.

"Ela faz o tratamento pelo SUS no Hospital Rosa Pedrossian, e nós moramos nas Moreninhas. Não estou trabalhando e meu marido foi mandado embora. Os gastos são com transporte toda semana para o hospital, a alimentação dela, que exige uma dieta especial, alguns medicamentos que precisamos comprar e os gastos com a casa", explica Tatiana.

Para ajudar a cobrir as despesas, Tatiane abriu uma vaquinha virtual. As contribuições podem ser feitas pelo link https://ajud.ar/agatha ou, também, por meio de PIX, com a chave de e-mail: agatha@ajud.ar

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias