Fusilli integral com legumes assados, temperado com muito alho, azeite e ervas e macarronada com molho de tomate, bacon, creme de leite fresco e parmesão são pratos de dar água na boca e geralmente agradam muitos paladares. A preparação dos dois pratos foi ensinada aos clientes do Comper Ypê pela chef Dedê Cesco numa aula show na quinta-feira (22).
Os ingredientes utilizados para o fusilli foram um pacote de massa tipo fusilli integral, um pé pequeno de couve-flor, duas abobrinhas laminadas em fatias, dois brócolis separados em pequenos buquês, duas caixinhas de tomate cereja, duas cebolas finamente picadas, oito dentes de alho picados, seis colheres de sopa de azeite, pimenta e sal a gosto, lascas de parmesão ralado e manjericão fresco para servir.
Segundo Dedê, os dentes de alho precisam ser laminados finamente em azeite até dourarem e depois reservados. Após lavados, os tomates devem ser temperados com azeite e sal e levados ao forno para murcharem ligeiramente. Junto com a cebola refogada têm que ser acrescentados a couve-flor e o brócolis, que precisam ser cozidos até ficarem al dente. Depois é necessário acrescentar as abobrinhas, os tomates cereja e o manjericão. Assim que a massa cozinhar, os legumes são acrescentados juntamente com o alho dourado e o prato pode ser servido com parmesão ralado.
Para a receita do espaguete é preciso um pacote de espaguete importado, 300 gramas de bacon cortado em cubos, uma colher de sopa de azeite, seis tomates, quatro latas de tomate pelado, uma cebola grande picada, seis dentes de alho picado, ramos de tomilho ou orégano fresco, água o quanto baste, uma xícara de creme de leite fresco, sal e pimenta e queijo parmesão ralado.
Depois de pelados, os tomates devem ser cortados em pedaços grandes ou pequenos com semente. Paralelamente, frigideira é levada ao fogo alto e ao esquentar o azeite deve ser acrescentado para fritar o bacon. Cebola picada é colocada junto e depois salpicada com um pouco de sal para que solte água e em seguida cozida com o azeite em fogo baixo.
Quando a cebola começar a dourar, têm que ser acrescentados os ramos de ervas frescas e alho. Já na hora que o alho começar a dourar, tomates precisam ser colocados e o prato temperado com sal e pimenta. Fogo deve ser aumentado e a panela tampada; macarrão será cozido por um minuto e caso seja necessário, água pode ser acrescentada para formar o molho. Após tampada a panela, o prato é cozido por dez minutos e a ele acrescentados creme de leite e sal; o molho está pronto. Massa é cozida e o prato servido com muito queijo.
Dedê Cesco destaca que os dois pratos são muito práticos e rápidos de preparar, além de baratos. “Cada vez mais as pessoas estão procurando maneiras de se socializarem umas com as outras. A gastronomia hoje cumpre esse papel, pois agrega pessoas e permite que elas estejam mais próximas. As aulas-show são muito importantes e promovem interação entre a rede Comper e os clientes na hora que fazem suas compras. Muitos querem vivenciar experiências gastronômicas por mais simples que sejam”.