O estímulo a leitura e produção textual auxiliam e muito no crescimento dos alunos e no Dia Nacional do Livro, comemorado neste domingo (29) nosso personagem é o Coronel Paulo Rogério de Carvalho, da Polícia Militar. Autor de um livro de poesias e sensível a "causa", ele resolveu fazer uma doação de livros para escolas do Estado.
E rendeu frutos, já que com a obra “Para hoje: reflexões de todos os momentos” de sua autoria, os alunos da escola estadual Neyder Suelli Costa Vieira as professoras Ana Paula, Gê Rios e Isabela Pinheiro criaram um projeto de leitura e produção de textos autorais, estimulando os alunos a criarem suas próprias obras.
E ele já participou do projeto em outras escolas, levando o livro de sua autoria para vários alunos. Tímido, Coronel Rogério é sereno como as palavras que escreve e resolveu com recursos próprios investir no estímulo a leitura.
“Lancei o livro com recursos próprios e a venda inicial pagou a impressão e depois me dediquei a oferecer a obra para que os professores pudessem dividir com os alunos”, conta.
Uma dessas divisões acabou gerando por exemplo o processo autoral, ou seja, o aluno é estimulado a escrever suas próprias obras. Foi o que aconteceu na escola Neyder com os alunos do ensino médio.
Eles participaram do projeto “Ler, interpretar e produzir: processos autorais de escrita em foto no ensino médio”. As atividades em sala de aula se encerraram com palestra para os alunos e claro, despertando o sonho de que ali, possam nascer novos escritores.