A Associação Colônia Paraguaia homenageia a Nossa Senhora de Caacupé, padroeira do Paraguai, em santa missa neste domingo (8). O evento, que promete unir espiritualidade, tradição e cultura, acontecerá na sede da colônia paraguaia, localizada na Rua Ana Luíza de Souza, 610, bairro Pioneiros, em Campo Grande. A entrada é gratuita.
Programação
- 8h: Café da manhã e visitação à Capela de Nossa Senhora de Caacupé.
- 9h: Apresentação especial do coral.
- 10h: Santa Missa em espanhol.
- 13h: Início das apresentações culturais.
- 14h: Show musical com Victor Hugo Della Sierra e convidados.
A devoção a Nossa Senhora de Caacupé
Segundo a assessoria da colônia paraguaia, a história da devoção a Nossa Senhora de Caacupé tem raízes no século XVII, quando um indígena guarani, fugindo de seus perseguidores, escondeu-se atrás de uma árvore e fez uma promessa à Virgem Maria. Em agradecimento pelo livramento milagroso, ele esculpiu duas imagens da Virgem no tronco que o protegeu.
Outro marco na tradição ocorreu durante uma enchente no Lago Ypacaraí. Uma das imagens esculpidas foi encontrada intacta entre os destroços, envolta em panos dentro de uma maleta. Após testemunhar diversos milagres, a imagem foi levada para a aldeia de Tobati, onde uma capela foi construída, dando origem ao distrito de Caacupé.
Hoje, a cidade de Caacupé é um dos maiores centros de peregrinação do Paraguai, com milhares de fiéis celebrando o dia da padroeira em 08 de dezembro, renovando sua fé e agradecendo as graças recebidas.
Os devotos de Nossa Senhora de Caacupé demonstram seu amor decorando a imagem da padroeira com capas, joias e cabelos novos todos os anos. A tradição é uma prova do carinho e respeito pela santa, mantendo viva a espiritualidade que a cerca.