sábado, 07 de setembro de 2024

Busca

sábado, 07 de setembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Incentivo

21/06/2024 17:00

Carona de professor incentiva alunos em projeto de acesso à justiça em comunidades afastadas (vídeo)

Projeto agrega na formação humanizada e contribuiu no conhecimento crítico, construtivo e colaborativo dos alunos

Professor há 18 anos e especialista em Direito Previdenciário e Seguridade Social, Aurelio Briltes ficou mais conhecido e agora ganha destaque na imprensa após alunos publicarem um vídeo dele "dando carona" a quatro estudantes do curso de direito da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) levando o acesso à justiça até comunidades afastadas da área urbana. 

O projeto, denominado Projeto Caminho do Acordo, desenvolvido pela Liga Acadêmica de Prática Jurídica em Seguridade Social, é coordenado pelo Juiz Federal Fernando Nardon Nielsen, e foi criado para contribuir no conhecimento crítico, construtivo e colaborativo que só os experimentos científicos reais são capazes de proporcionar aos nossos acadêmicos.

A ação leva 7 integrantes da universidade, que fazem parte do projeto, além de dois assessores da DPU (Defensoria Pública da União) e um Defensor Público Federal.

Segundo Professor Aurélio, essa carona para as ações que são em locais mais distantes serve como um incentivo aos alunos, que levam o atendimento jurídico aldeias indígenas e comunidades mais afastadas da área urbana. 

"Eu vejo isso como um incentivo, de aprendizado e solidariedade, aos alunos. Geralmente quando participamos de atendimentos, vamos a locais de difícil acesso, assim, é necessário organizar a carona para haver a participação do máximo de acadêmicos possível, dentro da nossa lotação", conta o professor. 

 

Carona de professor incentiva alunos em projeto de acesso à justiça em comunidades

O atendimento registrado no vídeo ocorreu no dia 20 e 21 e maio e percorreu 550 quilômetros de distância, onde o professor e os alunos atenderam em uma comunidade 216 pessoas e realizaram 96 audiências, além do pré-atendimento, que consiste em acolher, triar, consultar, analisar documentos, peticionar, digitalizar e distribuir. Contabilizando, ao todo, mais de 1.296 atos.

Os acadêmicos são verdadeiros protagonistas da transformação social, pois eles fazem o acolhimento, triagem, entrevistas, análise de documentações minutas de peças, montagem de processos, distribuição e demais diligencias para prestar consultoria e educação em direitos e cidadania às comunidades. 

Para o professor Aurelio Briltes, projetos como o Caminho do Acordo agrega na formação humanizada e contribuiu no conhecimento crítico, construtivo e colaborativo dos alunos.

"Temos a certeza que projetos como o Caminho do Acordo agregou e agregará na formação humanizada, contribuiu e contribuirá no conhecimento crítico, construtivo e colaborativo que só os experimentos científicos reais são capazes de proporcionar aos nossos acadêmicos. E claro, contribuiu para o acesso à Justiça, promoção de sociedades pacíficas, inclusivas, qualidade de vida e dignidade".

Todos os trabalhos são realizados na presença e sob a supervisão do Professor Aurelio. Ao final, o sucesso das demandas judicializadas superou a marca de 75% com mais de R$ 328 mil reais em Requisição de pequeno Valor (RPV) aos assistidos.

Questionado sobre o resultado do projeto, o professor ressalta que o resultado é visto por meio dos números da entrega dos alunos.

"Os números retratam por si só a eficiência, a qualidade, o alcance social, a desburocratização, a satisfação dos assistidos e dos acadêmicos. Trata-se de um laboratório jurídico, a sala de aula do futuro, finaliza o professor Aurelio", finaliza.

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias