domingo, 24 de novembro de 2024

Busca

domingo, 24 de novembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

26/08/2024 13:30

'Cidade Árvore do Mundo', Campo Grande se destaca pela produção de alimentos em hortas urbanas

Programa Hortas Urbanas vem mudando a paisagem de Campo Grande e garantindo alimento saudável e renda para milhares de famílias

Aniversariante do dia, Campo Grande é titular do selo "Tree City of de World", em tradução livre "Cidade Árvore do Mundo", e se destaca pela produção de alimentos em hortas urbanas.

O título internacional é concedido anualmente pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU). É a única capital brasileira que detém o reconhecimento por cinco anos consecutivos.

Segundo a prefeitura, o conceito de floresta urbana vai além da simples inclusão de árvores e áreas verdes nas cidades. Ele envolve a criação de um ambiente que imita a biodiversidade e os benefícios de um ecossistema natural.

Nesse cenário, as hortas urbanas são um destaque em particular, oferecendo uma série de benefícios que vão desde a produção local de alimentos até o estímulo à interação comunitária.

As hortas urbanas são pontos de partida para um ecossistema mais verde e sustentável, pela sua capacidade de promover a biodiversidade, melhorar a qualidade do ar, fortalecer a coesão social e garantir a segurança alimentar. Além disso, ajudam a reduzir a pegada de carbono das cidades.

São mais de 200 hortas urbanas em Campo Grande

Instituído há quatro anos, o Programa Hortas Urbanas vem mudando a paisagem de Campo Grande e garantindo alimento saudável e renda para milhares de famílias. Muitas delas, inclusive, que viviam em situação de insegurança alimentar.

Hoje, a Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio) atua diretamente em mais de 200 hortas urbanas instaladas em espaços públicos ou privados, tais como escolas, unidades de saúde, unidades de assistência social, instituições de utilidade pública, como clínicas de recuperação de pessoas com dependência química, centros comunitários e associações de moradores.

São centenas de famílias atendidas direta e milhares indiretamente com as hortas urbanas, seja ela com fins comerciais ou com fins sociais. 

O programa também resgata a cultura rural no espaço urbano, aproveitando a experiência agrícola dos moradores locais. Em uma parceira com a Fundação do Trabalho e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a Sidagro lançou o aplicativo "Mercado Solidário", que conecta consumidores e vendedores da agricultura familiar.

De acordo com a prefeitura, mais de 60 produtores já estão cadastrados e vendendo os produtos pelo aplicativo. Os participantes de programadas da prefeitura recebem insumos básicos, como: calcário, adubos orgânicos, mudas e sementes. Hoje, eles estão organizados em sistemas agroecológicos.

Sob orientação da Sidagro, eles fazem o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e dos resíduos, reduzindo significativamente a liberação de poluentes para o ar, água e solo.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias