A Bonito 21K, uma das principais provas esportivas de Mato Grosso do Sul, chega à sua 10ª edição neste sábado, 7 de dezembro. Com um recorde de 2.500 atletas inscritos e uma expectativa de 7.000 visitantes na cidade, o evento se destaca não apenas pelo seu crescimento, mas também pelo compromisso com a sustentabilidade. Este ano, a prova se torna a primeira de Mato Grosso do Sul a receber o selo de carbono neutro, alinhando-se à crescente preocupação ambiental da cidade, que foi certificada em 2022 como o primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo.
“Esse evento é fundamental para a economia local e para a visibilidade de Bonito, atraindo turistas durante a baixa temporada. O selo carbono neutro reflete o esforço da cidade para promover práticas sustentáveis e preservar nosso meio ambiente,” afirma Juliane Salvadori, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bonito.
Para alcançar a neutralização das emissões de carbono, a Bonito 21K adota medidas como a escolha de fornecedores com menor impacto ambiental, compensação de emissões por meio de projetos de reflorestamento e uso de energia renovável. A compensação das emissões é feita com créditos de carbono certificados do Instituto Homem Pantaneiro, que atua no Pantanal.
Além disso, a Bonito 21K mantém o compromisso de ser um evento lixo zero, com a gestão e reciclagem dos resíduos gerados durante a competição. “Nosso objetivo é inspirar outros eventos a adotar práticas responsáveis e garantir a preservação da biodiversidade local,” diz Vilena Silva, CEO da Compensei, empresa responsável pela certificação.
Ao longo de sua história, o evento também se destacou pelo impacto social. A prova tem promovido o esporte e a inclusão, com parcerias com ONGs locais. Um exemplo disso é a Associação Esportiva Celeiros de Bonito, que atua com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “A Bonito 21K é uma grande ferramenta de transformação social. Hoje, temos 20 crianças participando da prova kids, algo impensável há alguns anos,” conta Waldilene Galeano, presidente da associação.
Criada em 2015, a Bonito 21K oferece provas de 21 km, 10 km, 5 km e kids, e a edição deste ano é marcada pela grande adesão de atletas. As inscrições para 2024 já estão encerradas, mas a programação do evento inclui ainda ações culturais e sociais, como a sessão de cinema com o documentário “Mental – A Escola Queniana”, nesta sexta-feira, e um show do Grupo Sampri após a cerimônia de premiação no sábado.