Ser um lutador profissional de Jiu-Jitsu é um dos sonhos do Pedro Henrique de Carvalho, de 10 anos. Ele começou a praticar o esporte aos cinco anos, e dois anos depois ingressou no Karatê. E há três começou a conquistar medalhas em campeonatos das modalidades.
Segundo a mãe de Pedro, Sandra Carvalho, de 37 anos, ela e o filho moram em Nova Alvorada do Sul, a 117 km de Campo Grande. Lá, o atleta treina na Academia EDJJ, e mais recentemente foi campeão do Campeonato Pantaneiro de Jiu-Jitsu, realizado no dia 23 de novembro, em Campo Grande.
Na competição, Pedro foi campeão na categoria até 35 kg da faixa cinza, tanto no quesito com quimono, quanto no sem quimono.
Ao todo, em 2024, Pedro participou de 10 competições, e entre as premiações conquistadas estão cinturões e medalhas. Agora, ele está se preparando para disputar o Pantanal International, em Corumbá, que será realizado no dia 14 de dezembro. E também, o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, no Rio de Janeiro, programado para fevereiro de 2025.
Sandra é mãe solo, e trabalha em um lava a jato da cidade, e não tem condições de arcar com todas as despesas que envolvem uma competição fora de Nova Alvorada do Sul. Por isso, conseguiu três empresas para patrocinarem as participações de Pedro, seja com gasolina - ela costuma viajar com o filho em carro próprio -, dinheiro ou outras formas.
"Ele fala que quer ser profissional. [...] Ele não falta nenhum dia de treino. Se tiver treino de noite, ele tá fazendo", completou a mãe coruja.