Apaixonada por balé, Isis Vitória Silva Cáceres, de 9 anos, recebeu uma prótese customizada na oficina ortopédica do Centro Especializado em Reabilitação da APAE de Campo Grande (CER/APAE). O dispositivo traz mais mobilidade e alegria à rotina da menina, marcando um momento especial em sua vida.
A nova prótese, entregue na quinta-feira (20), é equipada com um joelho policêntrico, que oferece maior liberdade de movimentos. “Antes, ela usava um joelho travado, que dificultava sua mobilidade. Agora, pode andar, sentar e brincar com mais facilidade, além de fazer o que mais ama: o balé”, explicou Daikon Villalta, técnico ortopédico responsável pelo projeto.
Além de funcional, a prótese foi personalizada com uma estampa de unicórnios, surpreendendo Isis no momento da entrega. “O sorriso da Isis foi nossa maior recompensa. Proporcionar mais independência para uma criança tão cheia de vida é motivo de grande orgulho”, destacou Villalta.
Isis usa próteses desde os 2 anos e 8 meses devido à malformação congênita. A nova prótese corrigiu problemas de altura inadequada da anterior, eliminando desconfortos no quadril. Agora, Isis realiza suas atividades diárias, brilha em apresentações de balé e acompanha o avô em escaladas, sempre com energia e determinação.
Francisco Cáceres Junior, pai de Isis, ressaltou a importância do trabalho da APAE/CG. “Ela queria muito um joelho que dobrasse. Agora, fala que está igual a gente. Isso ajudou muito, principalmente no balé, que ela ama. A prótese fez toda a diferença”, afirmou.