Caçadores de cobras resgataram uma cobra píton-carpete coberta por centenas de carrapatos, cerca de 500, informou a BBC Brasil. O réptil, que deveria estar doente, estava em uma piscina de uma casa em Gold Coast, na região de Queensland, na Austrália.
O profissional que a removeu levou a cobra para tratamento em uma clínica de animais silvestres. Veterinários removeram mais de 500 carrapatos, segundo informou o caçador de serpentes Tony Harrison à BBC, e a cobra passa bem.
Carrapatos são artrópodes que se prendem a hospedeiros - humanos ou animais - para se alimentar do sangue destes. Muitas vezes eles transmitem doenças.
Harrison diz acreditar que a cobra, que foi batizada de Nike, estava tentando afogar os carrapatos na piscina.
"Obviamente, a cobra estava extremamente desconfortável", afirmou.
"Sua face inteira estava inchada e a cobra estava completamente atordoada pelos carrapatos colados nele."
Ele disse que remover os carrapatos da cobra pareceu como "segurar uma sacola de bolas de gude" movendo sob suas mãos.
Cobra tinha 500 carrapatos pelo corpo. (Foto: Toni Harrisson)
Cobras às vezes são atacadas por carrapatos e outros parasitas, diz o professor Bryan Fry, da Universidade de Queensland.
No entanto, a presença de um grande número de carrapatos indica que a cobra estava provavelmente doente, afirma Fry, possivelmente por causa de estresse sob o calor ou condições de seca.
"Claramente é um animal que estava seriamente doente para ter suas defesas naturais tão derrubadas", diz.
"Duvido que teria sobrevivido se não tivesse sido removida e tratada."
Mais tarde, Harrison compartilhou que Nike estava sofrendo de uma infecção, mas já estava melhor.
"Nike está mais enérgico hoje", disse Harrison em um vídeo compartilhado na página dos caçadores de cobras de Gold Coast e Brisbane.
"Mas ele vai ser um paciente de longo prazo no santuário Currumbin Wildlife até que esteja bem o suficiente para ser solto."